terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como melhorar seu vocabulário e sua fluência

Esses dias um aluno me perguntou como ele poderia fazer para melhorar a fluência dele, pois relatava ter muita dificuldade em expressar o que queria dizer no inglês.

Acredito que essa seja uma dificuldade muito comum e não há fórmula secreta para resolver o problema, mas, há algumas dicas preciosas que podemos apresentar.

Vocabulário.
A primeira coisa que queria comentar é sobre a necessidade de ampliar o vocabulário. Quando sabemos mais termos no idioma fica mais fácil "encontrar" as palavras que precisamos. Mas, para conseguirmos aumentar o vocabulário de forma eficaz precisamos ter algumas atitudes específicas para isso. A minha sugestão, que funcionou e funciona para mim é a de utilizar cartões.
Eu faço assim: pego uma cartolina, corto em cartões do tamanho de cartões de visita, por exemplo, e escrevo de um lado a palavra nova e atrás seu significado e uma frase. Preparo diversos cartões e separo de 3 a 5 por dia para memorizar. Carrego os cartões no meu bolso, por exemplo, e procuro ler diversas vezes durante o dia, especialmente logo ao acordar e antes de dormir. Essa é uma forma bastante eficaz de aumentar seu vocabulário. Imagine quantas palavras novas você vai aprender em 1 mês se memorizar de 3 a 5 palavras novas por dia! Outra coisa que é importante é rever dia sim dia não, por exemplo, as palavras dos dias anteriores para que você não as esqueça.

Trabalhe sinônimos e palavras por temas.
Faça, periodicamente, por exemplo uma vez por semana, uma lista de palavras sinônimas, assim você aumenta a sua capacidade de expressar o que deseja. Também é interessante fazer listas de palavras por temas, por exemplo, objetos da casa, comidas, esportes, escritório, etc. Essas listas temáticas também são muito úteis. Não se esqueça de estudá-las periodicamente também.

Faça frases, textos ou fale as palavras novas.
Para que você de fato memorize as palavras e estruturas novas que você aprendeu você precisa utilizá-las. Não é a toa que os professores pedem diversos exercícios quando vocês aprendem uma matéria nova. Mas, no caso de você ampliar seu vocabulário por conta própria você também precisa exercitá-las. Minha sugestão é sempre de tentar aplicar o novo conteúdo no seu dia-a-dia. Produza, por escrito e oralmente, frases relacionadas ao seu cotidiano e realidade. Frases sobre sua casa, amigos, família, ambiente de trabalho, etc.

Pergunte-se...como eu falaria isso em inglês??
Seja curioso, pró ativo. Procure, durante o dia, durante suas atividades, reproduzir palavras, sentenças, situações em inglês mentalmente. Esse tipo de prática é extremamente útil e uma vez que se incorpora é difícil parar. Fique tentando pensar em como diria as coisas em inglês. Anote as dúvidas, as palavras que precisa procurar, ou qual palavra é melhor e uma vez por dia pare para fazer essa busca.

Fale com outras palavras e descreva.
Não sabe ou não lembra como dizer uma coisa em inglês? Não tem problema, isso acontece até mesmo no português. E como fazemos quando não lembramos ou não sabemos o nome de uma coisa? Em geral fazemos uma descrição ou explicamos com outras palavras de maneira que a outra pessoa possa entender. Faça isso no inglês quando não souber uma determinada palavra.

Confie em sim mesmo, fale sem medo de errar, tente!
Muitas vezes o aluno que diz não conseguir se expressar na verdade é um aluno com muito receio de errar. Eu sou defensora de que os alunos devem falar mesmo com erros. Não podemos exigir que falem tudo certo sempre. Estão aprendendo a falar uma língua assim como uma criança que aprende a falar sua língua mãe. Cometem diversos erros que devem ser corrigidos, porém não reprendidos.
Além disso, muitos alunos acham que não sabem mas, quando falam, acertam. Os alunos precisam confiar em si mesmo.
Explique como puder, quantas vezes forem necessárias, erre, mas tente. Faça perguntas ao professor, tire suas dúvidas, mas confie em si mesmo e pratique, pois não há outra maneira de aprender a falar outro idioma sem ser essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário