segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

"Enfiar o pé na jaca" - Parte 1

Bom, na última sexta-feira perguntei, na nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/pages/WordBridge/266848186684158?sk=wall) o que vocês gostariam de ver aqui no blog nessa segunda, dia 23.  Uma das coisas que nos perguntaram foi: "Como dizer 'enfiar o pé na jaca', em inglês?"

Primeiramente, temos que entender o que esta expressão significa em português. Com uma rápida pesquisa na internet é possível descobrir que a expressão original era "enfiar o pé no jacá" e não "na jaca", fruta. "Jacá" é aquele cesto que fica sobre o lombo de burros ou mulas para carregar coisas. Com o tempo, e o desuso de tal objeto, a expressão foi se modificando e ficou "enfiar o pé na jaca", fruta.

Pois bem, essa expressão surgiu porque quando os homens que viajavam em mulas e burros paravam para beber algo, em geral, umas pingas, ao subir de novo no animal enfiavam o pé nesse cesto, o "jacá", e acabavam caindo. Ou seja, devido ao exagero da bebida tinham dificuldades de montar no animal por conta desse objeto.

Temos daí um dos primeiros significados dessa expressão, "enfiar o pé na jaca" pode significar cometer excesso, comer ou beber demais. Hoje vamos apreender como dizer isso em inglês. Amanhã ensinaremos como expressar, em inglês, um outro significado dessa expressão.

Bom, como vimos, essa expressão é usada quando vamos dizer que cometemos excesso ao beber (álcool) e ao comer. Então vamos lá:

Para dizer que você bebeu demais, você pode usar a seguinte expressão: "elbow bending". Literalmente a tradução seria algo como "dobrar o cotovelo", mas é claro que não é isso. Essa expressão é usada para dizer que você "bebeu todas". Vamos ao exemplo:

"Yesterday, my buddies had a real elbow bending night" (Ontem, meus amigos tiveram uma noite de bebedeira)

Agora, se a ideia é falar que você exagerou na comilança, a expressão é "pig out".

"This weekend I really pigged out on junk food." (Este final de semana eu realmente comi muita porcaria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário