terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dicas para Realização de Exercícios de Listening

Quando aprendemos um idioma temos 4 habilidades a desenvolver: a fala (speaking), a audição (listening), a leitura (reading) e a escrita (writing). Uma grande parte dos alunos elege a audição, ou o famoso "listening" como sendo a habilidade mais difícil durante o aprendizado do inglês. Apesar de não ser unanimidade, eu acredito sim que seja uma das habilidades mais difíceis de se desenvolver e isso se deve a diversos fatores. Em geral os exercícios para a prática do listening são feitos com uso de gravações em CD e se a qualidade do mesmo ou do aparelho de som não é das melhores isso dificulta bastante. Além disso, na vida real, quando tentamos entender um diálogo entre um vendedor de uma loja de roupas e um cliente, por exemplo, há diversos elementos, além da fala, que nos ajudam na compreensão do que está sendo expresso. O ambiente, os objetos, a expressão facial/corporal, a possibilidade de se fazer perguntas para confirmar o entendimento, etc.
No entanto, sou grande defensora dos exercícios de listening. Acredito apenas que devemos tomar cuidado com a abordagem dos mesmos. Seguem algumas dicas para que eles deixem de ser uma dificuldade enorme e passem a ser um divertido desafio na aprendizagem do inglês:

- Você NÃO precisa entender absolutamente todas as palavras que estão sendo ditas para realizar um bom exercício de Listening. O importante é que você consiga as informações principais para responder o que o exercício pede. No caso de não ser um exercício, de ser um vídeo, um filme, o importante é que você compreenda o que está acontecendo, não se prenda a detalhes.

- Utilize todas as informações fornecidas para lhe ajudar a "orientar" sua audição. Em geral, os exercícios trazem o contexto, dizem o que está acontecendo, onde, com quem. Monte a cena na sua cabeça. Isso ajuda você a "buscar" a "imaginar" o que está sendo dito e lhe ajuda muito na compreensão do que está sendo dito. Muitas imagens e palavras que estão envolvidas no exercício são ditas no áudio...

- Prepare-se antes de ouvir. Isso tem relação com o item anterior. Além de buscar "pistas" no material fornecido, leia o que é pedido, as questões, as afirmações de verdadeiro ou falso, os itens de múltipla escolha. Essa preparação ajuda a focar a sua atenção e obter melhores resultados.

- Cuidado com as pegadinhas. Muitos exercícios pedem uma determinada informação e falam de diversas outras coisas só para confundir o ouvinte. Se o ouvinte estiver focado e preparado ele vai perceber isso e não haverá mistérios.

- Deduza. Muitos exercícios de listening não trazem a resposta completa no áudio. Muitas vezes você tem que concluir a resposta a partir de outras informações que são fornecidas no áudio. Em outros casos, como em transcrições de frases, você consegue deduzir algumas palavras faltantes como verbos, verbos auxiliares, artigos, preposições, etc, a partir das palavras que você pegou e baseado no seu conhecimento de gramática.

- Confie em si mesmo. Não caia na dúvida de "será que escutei certo?". Acredite na sua capacidade. Se você ouviu e "encontrou" sua resposta, marque-a com confiança.

- Sempre corrija os exercícios e peça explicação caso não tenha ficado claro. Peça orientação ao professor, escute novamente e SEMPRE aprenda com seus erros.

- Exercite sua audição sempre que possível. Converse em inglês sempre que puder, de preferência com nativos. Faça amigos na internet e converse pelo skype. Assista vídeos curtos de notícias em inglês. Seriados e filmes sem legenda. Uma boa dica, pro exemplo, é assistir aos making-off de filmes. Eles são curtos e como você já conhece o contexto por ter assistido o filme sua compreensão é muito mais simples!

Não se esqueça que não há outra maneira a não ser treinar e exercitar sua audição. Minha dica final é: tente fazer isso utilizando recursos, materiais que sejam do seu interesse. Quanto mais você aproximar o inglês do seu dia-a-dia, da sua realidade, das suas necessidades, mais simples ele será.

Nenhum comentário:

Postar um comentário